DESCUBRA COMO ENTRAR NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

Atualizado: Jul 28


POR EGLE LEONARDI E JÚLIO MATOS

Não é de hoje que atuar na indústria tem sido o desejo dos farmacêuticos. A carreira é uma das mais promissoras e disputadas do mercado, oferecendo, além de ascensão profissional, salários acima da média. O CDPI Pharma - Centro de Desenvolvimento Profissional Industrial selecionou os melhores casos de crescimento dentro da indústria farmacêutica e uniu ao ensino prático de ferramentas de gestão para uma Master Class, que ocorre, gratuitamente, nesta quarta-feira (29/7).


Os inscritos desfrutarão uma experiência única que os levará a entender quais os próximos passos para melhorar sua condição profissional e como identificar e se preparar para as oportunidades. As vagas são limitadas. Faça sua inscrição aqui. A Master Class tem carga horária de 3h, com direito a certificado de participação.


“Se você tem essa vontade e se você quer mesmo enveredar pelo caminho da indústria, é preciso que entenda que esse meio é para quem realmente vai correr atrás de se capacitar, de estar apto para assumir determinada vaga. É para quem quer de fato. Financeiramente falando é uma grande oportunidade”, fala o diretor do CDPI Pharma e diretor do Ephar – Instituto Analítico, Poatã Casonato.


Estrutura


Compartilharão suas experiências o diretor-executivo de operações do Grupo Cimed, Amaraí Furtado; o gerente de pesquisa e desenvolvimento da Eurofarma, Carlos Carelli; o diretor de pesquisa e desenvolvimento do Grupo Cimed, Júlio Umberto Rossi; a gerente de desenvolvimento de produtos do Grupo Cimed, Adryana Duarte; o instrutor do CDPI Pharma, Guilherme Margonari; além de Poatã Casonato.


Outra matéria sobre o tema: 4 passos para entrar na indústria farmacêutica


“Essa Master Class é voltada para profissionais da indústria farmacêutica ou aqueles que querem ingressar nesse universo. O objetivo é acelerar o crescimento profissional dessas pessoas. Como vamos fazer isso? Entregando ferramentas que não são entregues no ambiente acadêmico. As pessoas saem com muita informação técnica e com pouca ferramenta de gestão. É um curso que trabalhará ferramentas de gestão, de desempenho, de produtividade, de comunicação, ferramentas essenciais para quem almeja promoção dentro da indústria ou para quem deseja se recolocar em outra função”, explica Margonari.


Voltado especificamente para o setor industrial farmacêutico, não será um curso geral de gestão. Margonari ressaltou que os palestrantes convidados são nomes que passaram pelo processo de desenvolvimento dentro da indústria, são pessoas referências de crescimento profissional, que compartilharão quais as dificuldades que tiveram no processo e como as superaram.


A ideia é que os inscritos se inspirem nessas experiências para aplicarem os conhecimentos em suas rotinas, do mesmo modo que se sintam mais preparados para uma oportunidade de promoção, ou mesmo se candidatarem a um cargo do qual ainda não se considerem aptos.


“Aqui no CDPI colaboramos para a formação dos profissionais para que disputem, em pé de igualdade, uma vaga dentro da indústria. O segredo do sucesso é se preparar. A indústria exige dinamismo, proatividade, pragmatismo e objetividade. Ingressar nesta seara é sinônimo de amadurecimento profissional e também pessoal”, diz Casonato.


Inspiração


Um dos executivos convidados para compartilhar sua trajetória é Júlio Umberto Rossi. O atual diretor de P&D do Grupo Cimed possui 17 anos de experiência na indústria farmacêutica, sendo 11 deles atuando na área de desenvolvimento farmacotécnico de medicamentos genéricos e similares e suporte técnico a área fabril das formas farmacêuticas sólidos orais, líquidos orais, injetáveis e semissólidos. Antes de marcar a história da Cimed, Rossi passou pelo Laboratório Cristália, Natura, Laboratório Teuto Brasileiro, Hyperamarcas, Multilab e Brainfarma.


Para ele, a transição de área do analista para o coordenador é a fase mais importante da carreira do profissional farmacêutico industrial, porque é quando se sai de uma atividade extremamente técnica para fazer uma atividade de gestão. Porém, vale ressaltar que o coordenador ainda é muito técnico, ele tem que conduzir os analistas e efetivar resultados.

“Hoje em dia no mercado de trabalho você deve ter interação com pessoas, gerenciar grupos, ser multidisciplinar. Você vai gerir projetos e discussões que lhe trarão crescimento profissional por mais que você não queira ser gestor. O profissional que se predispõe a crescer, tem que se preparar para as oportunidades. Ao participar de um processo de seleção, por exemplo, busque conhecer a história da empresa, identifique se de fato você está adequado para o cargo e para ela, questione-se se é aquilo que você realmente quer”, indica Rossi.


De acordo com ele, a indústria farmacêutica é uma área extremamente técnica, na qual o profissional que almeja crescer tem que ser, obviamente, técnico, mas também generalista, saber um pouco de vários assuntos para ter condições de debater temas diversos e agregar valor ao negócio.


Outra matéria sobre o tema: Conheça a trajetória de três líderes da indústria farmacêutica


Outro ministrante da Master Class será o diretor-executivo de operações do Grupo Cimed, Amaraí Furtado. O executivo tem mais de 30 anos de experiência na indústria farmacêutica, com passagens pelo Laboratório Teuto Brasileiro, Cifarma, Neoquímica, Pharlab e Hypera, quase sempre ocupando cargos de direção.


“Meu grande desafio, que foi para mim algo muito relevante, foi minha passagem pela Cifarma, porque era uma empresa começando do zero e eu tinha uma responsabilidade adicional de fazer com que aquilo acontecesse junto com as equipes nossas, que na época não eram grandes. Foi uma responsabilidade grande, eu já não tinha uma estrutura, começou do zero, era o receio meu de não responder a altura para esse grande projeto, mas felizmente foi fantástico, lançamos 250 produtos em quatro anos”, destaca Furtado.


Acelere seu crescimento profissional. Participe da Master Class do CDPI Pharma, com grandes nomes da indústria farmacêutica compartilhando vivências para lhe inspirar e colaborar para a arrancada de sua carreira. O webinar ocorre nesta quarta-feira, 29/7, às 19h30 e será transmitido ao vivo pela plataforma da instituição. Inscrições gratuitas e outras informações AQUI. Os participantes receberão certificado com carga horária de 3h.


Academia de líderes


O CDPI Pharma também está com inscrições abertas para uma oportunidade exclusiva de treinamento com mentores, diretores e uma equipe especializada para acelerar o seu potencial, usando um método poderoso, com uma experiente equipe de apoio e com os melhores especialistas para mostrar o caminho. Trata-se da Academia de Líderes, um dos programas mais completos de Alta Performance do Brasil. Com duração de quatro meses, o treinamento é composto por dez encontros on-line e dois encontros presenciais.


O programa promove o diálogo com líderes e profissionais conceituados, e amplia a rede de contatos dos alunos, oferecendo, assim, uma sólida e efetiva orientação profissional de carreira. É o reconhecimento imprescindível para quem deseja promover transformações relevantes na carreira farmacêutica industrial.

Para mais informações entre em contato pelo WhatsApp (62) 98162-4758 ou pelo e-mail cursos@cdpipharma.com.br.


Participe do nosso grupo de WhatsApp para receber notícias relacionadas à indústria farmacêutica. Clique aqui e faça parte do seleto grupo CDPI Notícias.

346 visualizações

​© 2018 CDPI PHARMA

CDPI-logo-aprovada-02.png
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Ícone cinza LinkedIn