ANALITICO-ANALITICO-PRESENCIAL-1-CAMP-PO

PDPI – Analítico - FQ

Programa de Desenvolvimento Profissional Industrial – Analítico físico químico

SÃO PAULO - SP

Início dia 16 de janeiro

O PDPI ANALÍTICO FQ - Programa de Desenvolvimento Profissional Industrial na área analítica físico-química fornece conhecimento técnico de nível avançado e especializado sendo de fundamental importância para a atuação desse profissional que tem como premissa básica entender as particularidades de cada método analítico e interpretar com clareza e segurança os resultados obtidos de cada análise.

 

Além da parte técnica específica da área analítica, ensina ferramentas de alta performance para melhoria e capacitação da gestão e liderança, trazendo melhorias significativas para a produtividade e a eficiência do setor.

 

A indústria farmacêutica está passando por mudanças rápidas e enfrentando inúmeros desafios, incluindo as demandas da concorrência global, a necessidade de acelerar o processo de desenvolvimento de medicamentos e as expectativas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para a incorporação dos princípios de qualidade em processo de desenvolvimento e durante todo o ciclo de vida do produto (QbD). Em um tempo onde a área analítica assume um dos papeis mais importante para o sucesso do registro do medicamento, além da já conhecida necessidade de garantir a eficiência do medicamento.

 

O Programa promove o diálogo com especialistas e profissionais conceituados, e amplia a rede de contatos dos alunos, oferecendo, assim, uma sólida e efetiva orientação técnica nesta área. Esse curso visa apresentar os conceitos mais comuns e aplicáveis da estatística de forma simples, clara e prática sobre os dados analíticos e os resultados obtidos dos processos industriais.

Conteúdo Programático

  1. Dissolução - Desenvolvimento de Métodos - RDC 31

  2. Estudo de Degradação - RDC 53

  3. Estudo de estabilidade - RDC 318/2019

  4. CG - Cromatografia Gasosa

  5. Desenvolvimento de Métodos Analíticos (HPLC e UPLC)

  6. Validação de Métodos Analíticos com ênfase em Estatística - RDC 166

  7. Equivalência Farmacêutica - EQUIFAR

  8. Assuntos Regulatórios Ênfase Analítico

  9. Impurezas farmacêuticas

  10. Gestão e Liderança na Indústria Farmacêutica

Metodologia

Os professores são orientados para garantir que todos os participantes tenham a visão e os conhecimentos específicos dos temas propostos, sempre da perspectiva de um profissional especialista ou gestor técnico. Para isso, eles têm sempre em mente que estão trabalhando com profissionais de diversas áreas das indústrias e laboratórios. Seu objetivo não é verticalizar o conhecimento técnico em cada um deles, mas compartilhar o todo.

Diferenciais

  • Discussão sempre permeada com especialistas do CDPI Pharma;

  • Curso 100% presencial;

  • Quem escolhe a opção presencial do CDPI Pharma, tem a possibilidade de um contato direto e próximo com o corpo docente e professores convidados, networking, serviços e facilidades disponíveis. As turmas presenciais acontecem com média de 2 encontros por mês.

Perfil do aluno

Especialistas, Analistas, Gerentes, Coordenadores, Supervisores e demais profissionais das áreas Analíticas, Farmacotécnica, Validação, Garantia da Qualidade, Assuntos Regulatórios e demais áreas que esteja direta ou indiretamente relacionada com o tema.

Ministrantes

Lucas Sponton de Carvalho

Bacharel em Química com Ênfase em Gestão da Qualidade e Mestre em Ciências pela USP. Dissertação de mestrado no desenvolvimento de métodos analíticos para análise de matrizes complexas utilizando técnicas de preparo de amostras, cromatografia líquida e espectrometria de massas em escala miniaturizada. Doutorando pela Universidade Federal de São Carlos com tese voltada à pré-formulação utilizando ferramentas quimiométricas. Atua há mais de 5 anos na indústria farmacêutica, nas áreas de pré-formulação, desenvolvimento, validação e inovação tecnológica. Experiência em desenvolvimento de novos produtos e manutenção de portfólio utilizando conceitos de Quality by Design e ferramentas multivariadas, baseadas em quimiometria para análise e interpretação de resultados. Atualmente exerce a função de Pesquisador na empresa Libbs Farmacêutica, atuando no suporte aos analistas e gestores de todas as áreas correlacionadas.

Renato Cesar de Souza

Bacharel em Química e pós-graduação em Estatística com Ênfase em Pesquisa Quantitativa pela UEL. Mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos, com dissertação em Quimiometria aplicada ao Desenvolvimento de Método de Dissolução. Atua há 10 anos nas áreas de pré-formulação, desenvolvimento, validação e inovação tecnológica. Experiência em aplicação de ferramentas estatísticas para tratamento de dados na indústria farmacêutica, como definição de especificação, controle de processo, investigação de resultados, análise de tendência em estudo de estabilidade, validação de métodos analíticos, análise de risco e prioridades. É especialista de Suporte e Inovação na empresa Hypermarcas, aplicando ferramentas estatísticas para o desenvolvimento de novos produtos, dando suporte técnico a analista de desenvolvimento, validação, estabilidade, controle de qualidade, farmacotécnicos, regulatório e documentação técnica.

Vanessa Cunha Rodrigues

Farmacêutica, Especialista na área de Assuntos Regulatórios, graduada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo – USP, com especialização em fármacos e medicamentos. Possui experiência de 15 anos na indústria farmacêutica e especialização nas áreas de Desenvolvimento e Validação Analítica, Estabilidade, Controle de Qualidade, Garantia da Qualidade e Assuntos Regulatórios, adquirida nas empresas Bristol-Myers Squibb (nas áreas de controle e garantia de qualidade), Novartis (onde atuou como Gerente de Assuntos Regulatórios) e Eurofarma (onde atua como Especialista em Assuntos Regulatórios, servindo como link entre as áreas técnicas e a área regulatória em novos projetos e adequações de produtos de portfólio, resposta às exigências e treinamentos técnicos internos).

Caroline Lima de Oliveira

Bacharel em Química pela Universidade Estadual de São Paulo, com mestrado em Química Analítica pela Universidade de São Paulo. Atuando há 10 anos na área de química analítica e síntese de novos fármacos, meio ambiente e área farmacêutica.  Possui expertise em preparo de amostra e técnicas analíticas. Trabalhando há 10 anos com espectrometria de massas voltada a quantificação e elucidação de novos compostos. Atualmente, atua como Especialista de Desenvolvimento Analítico, sendo responsável pelo levantamento de informações técnicas, aplicações e soluções relacionadas ao desenvolvimento analítico em áreas específicas do conhecimento para a construção dos processos de registro, renovação e pós registro no escopo da RDC 53/2015.

Mariah de Almeida Ultramari

PhD - farmacêutica e doutora em toxicologia e análises toxicológicas pela FCF-USP-SP, com foco em produtos de degradação. 10 anos de experiência em química de degradação, incluindo testes de estresse, desenvolvimento de métodos de indicativos de estabilidade, identificação de impurezas e qualificação de produtos de degradação. Tabalhou no Aché Laboratórios Farmacêuticos como especialista e atualmente é consultora na área de avaliação de impurezas em medicamentos (produtos de degradação, impurezas de síntese, impurezas elementares e extraíveis e lixiviáveis), oferecendo tanto suporte analítico quanto toxicológico na empresa Spektra Consultoria, a qual é fundadora.

Fabíola Leite da Silva Gonçalo

Farmacêutica Industrial com Mestrado pela Universidade Estadual de São Paulo em Fármacos e Medicamentos com dissertação em Estabilidade de lipossomas para administração intravitreal. Atuando na indústria farmacêutica há mais de 15 anos na área de desenvolvimento analítico. Experiência em desenvolvimento de metodologias analíticas, validação, estabilidade, produtos de degradação e exigências técnicas.

Fernando Pugliesi

Bacharel em Química pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Mestre em processos industriais pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), com dissertação de mestrado em química analítica com ênfase em desenvolvimento de metodologia analítica para avaliação da eficiência de encapsulação de nano-encapsulados. Atuando há mais de 6 anos com desenvolvimento e validação de métodos analíticos para análise de compostos orgânicos voláteis e semi-voláteis através da técnica de cromatografia em fase gasosa e cromatografia em fase gasosa com espectrômetro de massas acoplado. Desenvolve métodos analíticos para determinação de solventes residuais e impurezas em matérias-primas.

Guilherme Margonari Fausto

PhD em Filosofia das Ciências pela Universidade Sorbonne – FrançaPhD em Educação pela Universidade de Paris 7. Master Coach pelo Instituto de Coaching Integrado – USA e formação em Coaching Express Cóndor Blanco – Chile. Mestrado em Epistemologia e Graduação em Filosofia e Biologia Molecular. Instrutor na Organização Cóndor Blanco Internacional desde 1995, ministrando seminários de Liderança, Coaching Quântico e Corporativo.

 

Certificado

Serão emitidos os certificados de participação no programa a todos os participantes que obtiverem a frequência mínima de 80% (oitenta porcento) da carga horária total.

 

Contatos

Para mais informações entre em contato através do nosso WhatsApp (62) 98162-4758 ou (62) 99682-3163, e-mail

cursos@cdpipharma.com.br

Converse com nossa gestora Heliana Brandão e Cyntia Cavalcante e saiba como obter bolsas e benefícios especiais.

Vagas abertas

 

Carga Horária:

100 horas

Datas:

Aos sábados e domingos das 8:00 as 18:00 hrs

16 e 17 de janeiro 
06 e 07 de fevereiro 
06 e 07 de março 
20 e 21 de março 
10 e 11 de abril

Local:

Hotel Novotel Jaragua – São Paulo

INVESTIMENTO:

R$ 3.990,00

PROMOÇÃO 1º LOTE

 

20% OFF

​© 2018 CDPI PHARMA

CDPI-logo-aprovada-02.png
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Ícone cinza LinkedIn