Especialistas

Poatã Casonato

Farmacêutico Industrial, com mais 17 anos de experiência como gestor na Indústria Farmacêutica, Laboratórios Analíticos e no Varejo Farmacêutico. Diretor Executivo do Ephar (Centro Analítico de Equivalência Farmacêutica), Diretor do ICTQ (Instituto de Pós-Graduação e Cursos na área farmacêutica) e Fundador do Universo Pharmacêutico. Pós-Graduado em Tecnologia Industrial Farmacêutica, MBA em Gestão Empresarial, com formação no Programa de Dirigentes da Fundação Dom Cabral e Pós-Graduado em Gestão em Liderança Coaching e Consultoria. Master Coach pela Condor Blanco Internacional Chile. Conselheiro Federal Suplente por Goiás e atual Presidente da Comissão de Indústria do CRF GO e membro da comissão de Indústria do Conselho Federal de Farmácia.

Caroline Lima de Oliveira

Bacharel em Química pela Universidade Estadual de São Paulo, com mestrado em Química Analítica pela Universidade de São Paulo. Atuando há 10 anos na área de química analítica e síntese de novos fármacos, meio ambiente e área farmacêutica.  Possui expertise em preparo de amostra e técnicas analíticas. Trabalhando há 10 anos com espectrometria de massas voltada a quantificação e elucidação de novos compostos. Atualmente, atua como Especialista de Desenvolvimento Analítico, sendo responsável pelo levantamento de informações técnicas, aplicações e soluções relacionadas ao desenvolvimento analítico em áreas específicas do conhecimento para a construção dos processos de registro, renovação e pós registro no escopo da RDC 53/2015.

Ricardo Serrato Garcia

Farmacêutico Industrial pela Universidade Estadual de Londrina – UEL e Pós-Graduação em Tecnologia Industrial Farmacêutica pelo Instituto de Gestão Tecnológica Farmacêutica – UFRJ. Atualmente é responsável pelo departamento de Produção de Injetáveis, Produção de Líquidos Não Estéreis e Sólidos da Indústria Farmacêutica Veterinária Clarion Biociências. Mais de 15 anos de experiência em Indústria Farmacêutica, atuando como Responsável Técnico, Gerente de Produção da Área de Sólidos, Planejamento e Controle de Produção (PCP), Desenvolvimento Farmacotécnico, Manutenção e Almoxarifado.

Fabíola Leite da
Silva Gonçalo 

Farmacêutica Industrial com Mestrado pela Universidade Estadual de São Paulo em Fármacos e Medicamentos com dissertação em Estabilidade de lipossomas para administração intravitreal. Atuando na indústria farmacêutica há mais de 15 anos na área de desenvolvimento analítico. Experiência em desenvolvimento de metodologias analíticas, validação, estabilidade, produtos de degradação e exigências técnicas.

Juliana Rodrigues Moura

Formada em farmácia pela UFG. Especialista em Controle de Qualidade de Medicamentos e Cosméticos (UFG). Mestre em Ciências Farmacêuticas (UFG). Possui MBA em Gestão de Projetos pela FGV. Mais de 10 anos de experiência em relacionamento comercial e gestão de projetos farmacêuticos para indústria incluindo implantação de metodologia de gestão de projetos e escritório de projetos (PMO).

Dr. Simão Calvete Corrêa da Silva

Formado em Farmácia Industrial pela Universidade Estadual de Londrina, com Pós-Graduação – MBA em Gestão Empresarial pela FGV, possui mais de 12 anos de experiência em Indústria Farmacêutica em áreas diversas como Assuntos Regulatórios, Qualificação de Fornecedores, Parcerias,  Documentação Técnica e DMF. Atua no desenvolvimento estratégico de parcerias com fabricantes e fornecedores de IFA, através de várias ações como: Desenvolvimento de estratégias regulatórias, visitas técnicas, elaboração de matriz de risco/benefício para seleção de fabricantes, planejamento do ciclo de vida IFA's/Produto Acabados, elaboração de workshops regulatórios internacionais, árvores de decisão e check-lists e na promoção do uso de ferramentas in-silico como Derek Nexus, Sarah Nexus e Mirabilis (Lhasa Solutions). Participou recentemente das discussões e elaboração da CP do Novo Marco Regulatórios de IFA, que tem como proposta a revisão das regulamentações RDC 57/2009, RDC 73/2016 e a RDC 200/2017 assim como a racionalização da implantação no país dos Guias ICH Q1A-Q1F, Q2 Q3A-Q3D, Q6A, Q11, M4Q e M7 aplicados ao registro de IFA’s no Brasil (CADIFA).

Valéria Santos

Formada em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense com especialização em Indústria. Mais de 30 anos acumulados em múltiplas funções de Garantia de Qualidade local e internacional de plantas de fabricação, terceiros e área comercial. Atuação em Controle de Qualidade Microbiológico e áreas estéreis. Responsável pelo gerenciamento e qualificação de 800 fornecedores de materiais e serviços usados globalmente na fabricação de medicamentos, vacinas e produtos de consumo alocados na América Latina. Conhecimento dos requerimentos do sistema de qualidade das principais agências reguladoras internacionais. Experiência em auditorias internas e externas baseadas em risco apoiando investigações de causa raiz e definição de plano CAPA. Participação na liderança de times durante projetos de transformação de modelo de negócios e em programas de integração

Renato Cesar de Souza

Bacharel em Química e pós-graduação em Estatística com Ênfase em Pesquisa Quantitativa pela UEL. Mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos, com dissertação em Quimiometria aplicada ao Desenvolvimento de Método de Dissolução. Atua há 10 anos nas áreas de pré-formulação, desenvolvimento, validação e inovação tecnológica. Experiência em aplicação de ferramentas estatísticas para tratamento de dados na indústria farmacêutica, como definição de especificação, controle de processo, investigação de resultados, análise de tendência em estudo de estabilidade, validação de métodos analíticos, análise de risco e prioridades. É especialista de Suporte e Inovação na empresa Hypermarcas, aplicando ferramentas estatísticas para o desenvolvimento de novos produtos, dando suporte técnico a analista de desenvolvimento, validação, estabilidade, controle de qualidade, farmacotécnicos, regulatório e documentação técnica.

Lucas Sponton de Carvalho

Bacharel em Química com Ênfase em Gestão da Qualidade e Mestre em Ciências pela USP. Dissertação de mestrado no desenvolvimento de métodos analíticos para análise de matrizes complexas utilizando técnicas de preparo de amostras, cromatografia líquida e espectrometria de massas em escala miniaturizada. Doutorando pela Universidade Federal de São Carlos com tese voltada à pré-formulação utilizando ferramentas quimiométricas. Atua há mais de 5 anos na indústria farmacêutica, nas áreas de pré-formulação, desenvolvimento, validação e inovação tecnológica. Experiência em desenvolvimento de novos produtos e manutenção de portfólio utilizando conceitos de Quality by Design e ferramentas multivariadas, baseadas em quimiometria para análise e interpretação de resultados. Atualmente exerce a função de Pesquisador na empresa Libbs Farmacêutica, atuando no suporte aos analistas e gestores de todas as áreas correlacionadas.

Alessandra Moraes

Farmacêutica Industrial, com mais de 16 anos de atuação no Controle de Qualidade Microbiológico, com experiências em várias empresas nacionais e internacionais de médio e grande portes, como o Laboratório Teuto Brasileiro, Geolab, Takeda e, atualmente, trabalha como gerente de Controle de Qualidade Microbiológico na Hipermarcas. Pós-Graduada em farmacologia Clínica e Pós-Graduação em Tecnologia Industrial Farmacêutica.

Fernando Pugliesi

Bacharel em Química pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Mestre em processos industriais pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), com dissertação de mestrado em química analítica com ênfase em desenvolvimento de metodologia analítica para avaliação da eficiência de encapsulação de nano-encapsulados. Atuando há mais de 6 anos com desenvolvimento e validação de métodos analíticos para análise de compostos orgânicos voláteis e semi-voláteis através da técnica de cromatografia em fase gasosa e cromatografia em fase gasosa com espectrômetro de massas acoplado. Desenvolve métodos analíticos para determinação de solventes residuais e impurezas em matérias-primas.

Osvaldo Casonato Aragol

PhD em Filosofia das Ciências pela Universidade Sorbonne – França, PhD em Educação pela Universidade de Paris 7. Master Coach pelo Instituto de Coaching Integrado – USA e formação em Coaching Express Cóndor Blanco – Chile. Mestrado em Epistemologia e Graduação em Filosofia e Biologia Molecular. Instrutor na Organização Cóndor Blanco Internacional desde 1995, ministrando seminários de Liderança, Coaching Quântico e Corporativo. Diretor da Pós-Graduação em Gestão, Liderança e Coaching - Condor Blanco Chile.

Mariah de Almeida Ultramari

PhD - Farmacêutica e Doutora em toxicologia e análises toxicológicas pela FCF-USP-SP, com foco em produtos de degradação. Possui mais de 10 anos de experiência em química de degradação, incluindo testes de estresse, desenvolvimento de métodos de indicativos de estabilidade, identificação de impurezas e qualificação de produtos de degradação. Trabalhou como especialista e atualmente é consultora na área de avaliação de impurezas em medicamentos (produtos de degradação, impurezas de síntese, impurezas elementares e extraíveis e lixiviáveis).

Luciana Colli

Farmacêutica Industrial com experiência de 15 anos em implantação de processos e procedimentos em Sistemas da Qualidade (SGQ), assuntos regulatórios em medicamentos e produtos para saúde. Mestre em Ciências e Tecnologia Farmacêutica – UFRJ, MBA em Gestão Empresarial na FGV – Fundação Getúlio Vargas, com especialização em farmacotécnica homeopática – IHB, farmacotécnica magistral – UFRJ, Estratégia de empresas – FGV e Análise estratégica de custos – FGV.

Atuação em Assuntos Regulatórios de medicamentos e produtos para saúde há 14 anos, impacto de Farmacovigilância e Tecnovigilância na renovação de registro na ANVISA. Auditora da RDC 16/13, ISO 9001, RDC 67/07, RDC 17/10 E RDC 301, com formação na elaboração e implantação de PGRSS - Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde.

Vanessa Cunha Rodrigues

Farmacêutica, Especialista na área de Assuntos Regulatórios, graduada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo – USP, com especialização em fármacos e medicamentos. Possui experiência de 15 anos na indústria farmacêutica e especialização nas áreas de Desenvolvimento e Validação Analítica, Estabilidade, Controle de Qualidade, Garantia da Qualidade e Assuntos Regulatórios, adquirida nas empresas Bristol-Myers Squibb (nas áreas de controle e garantia de qualidade), Novartis (onde atuou como Gerente de Assuntos Regulatórios) e Eurofarma (onde atua como Especialista em Assuntos Regulatórios, servindo como link entre as áreas técnicas e a área regulatória em novos projetos e adequações de produtos de portfólio, resposta às exigências e treinamentos técnicos internos).

Rafael Fernandes Costa

Farmacêutico industrial pela UEG, com pós-graduação em pesquisa e desenvolvimento de medicamentos pelo ICTQ e em gerenciamento de projetos pela FGV. Possui consolidada experiência no desenvolvimento de medicamentos em suas diversas formas farmacêuticas em companhias nacionais e internacional. Ampla experiência com gerenciamento de equipes para lançamento de novos produtos, manutenção de portfolio e adequações pós-registro na indústria farmacêutica. Atuação na elaboração de projetos e implantação de plantas produtivas de empresas nacionais e internacionais de médio e grande portes.

Regina Lasmar

Farmacêutica com habilitação em Indústria pela UFMG, com mais de 15 anos de experiência na Gestão de Garantia da Qualidade e Assuntos Regulatórios em indústria farmacêutica nacional e internacional. Com atuação também na área de gestão de empresa de Cosméticos. MBA em Gestão da Qualidade e Produtividade pela Oswaldo Cruz e Pós-graduação em Tecnologia Industrial Farmacêutica pela UFRJ.

Franciele Tafarello Biscol

Mestre em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo, bacharel em Ciências Biologicas pela Universidade Estadual de Londrina e bacharel em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Nove de Julho. Possui também MBA em Gestão e Inovação em Saúde pelo Instituto Butantan.
Está atuando há mais de 10 anos no Controle de Qualidade, com mais de 5 anos de experiência em  cargos de liderança em Indústrias Nacionais e Multinacionais. 
Possui expertise em análises Microbiológicas, Físico-Químicas, Biológicas (in vitro/ in vivo) e Estabilidade. 
Possui amplo conhecimento em Controle de Qualidade Microbiologico com ênfase em implementação de novas técnicas, validações e vasta vivência em área limpa, com a implementação de monitoramento ambiental, avaliação de eficácia de desinfetante, investigaçõe e ações. 
Trabalhou em industrias nacionais e multinacionais responsáveis pela produção de estéreis e não estéreis como Latinofarma, Instituto Butantan e Merck Sharp & Dhome e atualmente é coordenadora de laboratorio na Merieux NutriSciences.

Sandra Moreno

Formada em Ciências Biológicas pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques, com Pósgraduação em Microbiologia. Atuando há mais de trinta anos no Controle de Qualidade Microbiológico e com mais de 10 anos em cargo de Liderança em Industrias Nacionais e Multinacionais. Com amplo conhecimento em análises microbiológicas com ênfase em produtos estéreis e não estéreis, análise de risco para implementação do monitoramento ambiental, avaliação da eficácia de desinfetantes, validação de métodos microbiológicos e investigação de desvios. Trabalhou como Coordenadora de controle de Qualidade Microbiológico nas Empresas Indústria Química e Farmacêutica Schering Plough e Mantecorp Indústria Química e Farmacêutica. Atuando também na implementação e acompanhamento de Sistemas de Água Purificada e para injetáveis e no treinamento e qualificação dos operadores na área de produção de estéreis. Atualmente trabalha como Consultora na área de Microbiologia na Empresa Engefarma Consultoria e Serviços e Engenews Serviços de Engenharia.

Dra. Heloisa Mizrahy

Farmacêutica industrial formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, possui MBA Executivo pela COPPEAD/UFRJ. Possui mais de 20 anos de experiência na indústria farmacêutica, ocupando posições de crescente responsabilidade nas áreas produtivas e de Garantia de Qualidade na GSK - GlaxoShmithKline.

Ao longo de sua carreira, Heloisa atuou em diversos projetos estratégicos da companhia, realizando diligências para aquisição de empresas, sendo líder de remediação de planta do grupo e mais recentemente como membro do time global do programa corporativo de integridade de dados, sendo responsável pela implementação do plano em 33 sites da companhia. Sua extensa experiência tanto na área produtiva como na garantia de qualidade, faz com que a Heloisa se encontre apta para compartilhar tendências mundiais, abordando principais riscos relacionados a sistemas de qualidade. Atualmente vem desempenhando suas atividades como Consultora em Sistemas de Qualidade.

Márcia Lopes de Sousa

Farmacêutica com Mestrado em Fármacos e Medicamentos pela FCFRP-USP. Professora das disciplinas de Controle de Qualidade, Farmacognosia e Legislação Farmacêutica na Faculdade Objetivo. Professora de pós-graduação do ICTQ. Licenciada da Vigilância Sanitária do Município de Goiânia, onde atuou em inspeções nas áreas de indústrias de medicamentos, cosméticos e produtos para saúde por 16 anos. Consultora e treinadora do CDPI Pharma.

Guilherme Margonari Fausto

Empresário, formado em Publicidade pela UFG, formação em Direito pela PUC. Pós-graduado em gestão de pessoas pelo IBPI. Formação em Coaching pela Organização Condor Blanco - Chile. Coordenador do Projeto Liderança e Congressos do Condor Blanco Goiânia. Instrutor de Oratória e Certificado em ensino através da Psicologia Positiva pela Redlay School of Education.

​© 2018 CDPI PHARMA

CDPI-logo-aprovada-02.png
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Ícone cinza LinkedIn