FORMATO CTD DE DOCUMENTAÇÃO REGULATÓRIA
13 de março
Desde novembro de 2016 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária se tornou membro do ICH (International Conference on Harmonisation of Technical Requirements for Registration of Pharmaceuticals for Human Use. O grupo reúne autoridades reguladoras e associações de indústrias farmacêuticas para discutir aspectos técnicos de científicos relacionados ao desenvolvimento e registro de medicamentos.
Como membro efetivo, surgiram os compromissos de adequação aos guias do ICH. Dentre os guias que a Anvisa se comprometeu a implementar até 2021 está o Guia M4 que estabelece o formato CTD (Common Technical Document). Como parte desse compromisso em Agosto de 2019, foi pulicado o guia no. 24/2019, que já se encontra vigente.A implementação do CTD nesse momento se deu de forma não mandatória como explicado no Guia 24. A Anvisa ainda não estabeleceu uma data limite para se iniciar a obrigatoriedade do novo formato, porém as atuais discussões de revisão dos requerimentos de qualidade da RDC 200/2017 estão buscando alinhamento ao formato, assim como foi feito com o novo marco regulatório de registro de IFA (RDC 359/2020).
Portanto, o bom entendimento do seu conteúdo, módulo a módulo, tanto para insumos farmacêuticos ativos como para medicamentos, permite não só a correta interpretação da documentação vinda de países que já adotaram o formato CTD mas também, a redação e montagem de dossiês neste formato que se torna uma capacitação importante para profissionais que atuam em assuntos regulatórios e outras áreas que auxiliam ou geram documentos para a submissão regulatória. O conhecimento do formato CTD se torna ainda mais crítica dada a futura obrigatoriedade desse formato no Brasil. É importante mencionar que a preparação de dossiês nesse formato também facilita a exportação de produtos podendo abrir novos mercados para as empresas.
Este curso visa proporcionar a revisão do formato CTD - Documento Técnico Comum para dossiês regulatórios, com ênfase na estrutura dos módulos e seus conteúdos e os guias de base. Serão discutidos os formatos para Insumos Farmacêuticos Ativos e para Medicamentos, permitindo o bom entendimento estrutural, módulo a módulo, para fins de interpretação e elaboração de dossiês para submissão regulatória.
Conteúdo Programático
-
Vantagens no uso do formato
-
Geral: Escopo; objetivos, princípios gerais; organização do CTD; granularidade; resumos
-
Guia CTD – Insumos Farmacêuticos Ativos
-
Guia CTD – Medicamentos – Discussão módulos 1 a 5
Conteúdo:
-
Módulo 1 ( Informações Administrativas, Informações do Medicamento – bula e rotulagem)
-
Módulo 2: Resumos dos documentos técnicos comuns
-
Módulo 3: Qualidade
-
Módulo 4: Relatórios de estudos não clínicos
-
Módulo 5 – Relatórios de estudos clínicos
-
Adequação de produtos registrados
Perfil do aluno
Analistas, Especialistas, Supervisores, Coordenadores, Gerentes e demais profissionais das áreas de Assuntos Regulatórios, Analítica, Farmacotécnica, Validação, Garantia da Qualidade e demais áreas que estejam direta ou indiretamente relacionada com o tema.
Diferenciais
-
Discussão sempre permeada com especialistas do CDPI Pharma
-
Curso 100% online com acompanhamento de um professor-tutor
-
Videoconferências com participação online do aluno
Ministrantes
Claudio Cabral
Farmacêutico pela Universidade Federal Fluminense, habilitação em Indústria pela mesma universidade. Especialista em Qualidade (COOPFAHUPE) e Mestre em Processos Industriais (IPT/USP). Atuando há 30 anos em indústrias farmacêuticas de grande porte, nacionais e multinacionais, nas áreas de assuntos regulatórios e qualidade. Atualmente atua como Diretor Técnico da DC Regulatory Services, com atuação no Brasil e na Índia, com foco na área regulatória.
Juliana Rocha
Farmacêutica com mais de 15 anos de experiência em assuntos regulatórios, trabalhando em indústrias farmacêuticas e também como consultora. Possui vasta experiência em assuntos regulatórios internacional, tendo gerenciado a preparações de dossiês de submissão em mais de 50 países, incluindo Estados Unidos, Europa, Oriente Médio, Ásia e América Latina. No Brasil, também atua no suporte a associações representativas do setor farmacêutico, utilizando de sua experiência global para a revisão de regulamentos e avaliação de novas regulamentações da Anvisa. Formada em farmácia-bioquímica pela Universidade de São Paulo e mestranda em Assuntos Regulatórios e Garantia da Qualidade pela universidade americana Temple University.
Raphael Sanches
Formado em farmácia pela universidade de São Paulo - USP, atualmente é Gerente na ANVISA - GQMED/GGMED - Gerência de Avaliação da Qualidade de Medicamentos Sintéticos. Especialista em regulação e vigilância sanitária, com experiência na indústria farmacêutica e a mais de 6 anos faz parte do quadro de servidores da ANVISA, como especialista e atualmente como gerente
Certificado
Ao fim do curso, o aluno receberá o certificado de conclusão do Curso. Os participantes terão acesso ao certificado, que será disponibilizado por e-mail, em até 7 dias corridos após a conclusão do curso.
Contatos
Para mais informações entre em contato através do telefone 62 3110-5568 ou nosso WhatsApp 62 99682-3163 ou 62 98162-4758 Email:
Converse com nossa equipe comercial e saiba como obter descontos e benefícios especiais
Carga Horária:
10 horas
A carga horária do curso distribui-se com o tempo de duração da aula online e tempo de estudo dos materiais extras.
WEBINAR
Por transmissão ao vivo pela plataforma
do ZOOM do CDPI PHARMA
13 de MARÇO
Das 8h30 às 17:30
INVESTIMENTO:
R$ 447,00
PROMOÇÃO 1º LOTE
20% OFF