Curso Prático/teórico em Cromatografia Líquida
de Alta Eficiência (CLAE/HPLC)

Conceitos Fundamentais

e Avanços Tecnológicos

IN COMPANY

O CDPI, sob coordenação do Diretor Poatã Casonato, em parceria com os Especialistas das Indústrias Farmacêuticas, apresenta o curso Prático/teórico em Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE/HPLC) - Conceitos Fundamentais e Avanços Tecnológicos

 

Este curso tem o objetivo capacitar profissionais envolvidos em laboratório de controle de qualidade, desenvolvimento analítico e validações analíticas em Cromatografia Líquida de Alta Eficiência Ampliar a aplicação dos métodos analíticos por Cromatografia líquida (HPLC/UHPLC) (CLAE, em inglês: High Performance Liquid Chromatography, HPLC) é a técnica analítica de separação mais desenvolvida e empregada nas indústrias químicas, farmacêuticas, radiof, , cosméticos, petroquímicas, laboratórios de análises ambiental e forense, além de aplicações nas áreas médicas e em muitos outros campos da ciência e da pesquisa. A capacidade de separar espécies em misturas complexas fez da CLAE/HPLC uma técnica essencial para fins qualitativos e quantitativos. Para alcançar resultados precisos e fidedignos, os ensaios por CLAE/HPLC devem ser realizados por profissionais altamente qualificados e treinados.

Neste contexto, este curso de atualização visa proporcionar ao aluno os conceitos teórico-práticos fundamentais e os principais avanços tecnológicos direcionados à necessidade de análises mais rápidas e mais eficientes. Desta forma o aluno sairá do curso com os conhecimentos mínimos necessários para o entendimento e aplicação da técnica CLAE /HPLC nas diversas áreas do conhecimento.

Conteúdo Programático

  1. Teoria cromatográfica: conceito histórico de cromatografia, tipos de cromatografia (partição, ions, adsorção, exclusão...). Cromatografia líquida: fase móvel, fase estacionária, Cromatografia por partição: fase normal e fase reversa, Colunas: conceitos de interação intermolecular (C18, C8, Fenil, Ciano, dentre outros). Conceitos de parâmetros de adequabilidade (resolução, pratos teóricos, simetria)

  2. Princípios de funcionamento do HPLC (bomba, injetor, forno/coluna e detector). Parâmetros críticos de cada componente (fluxo, temperatura, proporção de fase móvel, volume de injeção, etc).

  3.  Falhas comuns no sistema cromatográfico (bolhas, vazamentos e contaminação, por exemplo) e como detectar.

  4.  Problemas comuns com a análise (perda de resolução, cauda, picos fantasmas, ruído, anomalia em linha de base e pratos teóricos, por exemplo): como interpretar e detectar as possíveis causas.

  5. Aplicações atuais na indústria farmacêutica, cosmética, alimentícia, pesquisas biológicas, química e petroquímicas, medicina e dopping, além de outras.

 

Conteúdo prático

  • Função da purga: tempo de purga, detecção e remoção de bolhas nos canais

  • Limpeza e condicionamento do sistema previamente à análise

  • Condicionamento da coluna em função do tipo de fase estacionária

  • verificação do sistema antes da análise (pressão e vazamentos)

  • Avaliação da adequabilidade do sistema (parâmetros de system suitability)

  • Limpeza e acondicionamento  da coluna após a análise

  • Limpeza do sistema após a análise

Ministrante

Dr. Lucas Sponton de Carvalho

Bacharel em Química com Ênfase em Gestão da Qualidade e Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo. Dissertação de mestrado voltada ao desenvolvimento de métodos analíticos para análise de matrizes complexas utilizando técnicas de preparo de amostras, cromatografia líquida e espectrometria de massas em escala miniaturizada. Doutorando pela Universidade Federal de São Carlos com tese voltada a estudos de pré-formulação utilizando ferramentas quimiométricas. Atua a mais de 5 anos na indústria farmacêutica nas áreas de pré-formulação, desenvolvimento, validaçãoe inovação tecnológica. Experiência em desenvolvimento de novos produtos e manutenção de portfólio utilizando conceitos de Quality by Design e ferramentas multivariadas baseadas em quimiometria para análise e interpretação de resultados. Atualmente exerce a função de Pesquisador na empresa Libbs Farmacêutica atuando no suporte aos analistas e gestores de todas as áreas correlacionadas.

 

Coordenador

Poatã Casonato

Farmacêutico Industrial com mais 16 anos de experiência como gestor na indústria farmacêutica, laboratórios analíticos e no varejo farmacêutico. Diretor de Relacionamento do ICTQ - Instituto de Pós-Graduação e Cursos na área farmacêutica, Diretor Executivo do Ephar (Centro Analítico de Equivalência Farmacêutica). Pós-Graduado em Tecnologia Industrial Farmacêutica, MBA em Gestão Empresarial, com formação no Programa de Dirigentes da Fundação Dom Cabral e Pós-Graduado em Gestão em Liderança, Coaching e Consultoria. Master Coach pela Condor Blanco Internacional Chile. Conselheiro Federal Suplente por Goiás e atual Presidente da Comissão de Indústria do CRF-GO.

Certificado

Serão emitidos e enviados por e-mail os certificados de participação no curso a todos os participantes que obtiverem a frequência mínima de 75% (setenta e cinco) da carga horária do curso.

 

Contatos

Para mais informações entre em contato através do nosso WhatsApp (62) 981624758, e-mail cursos@cdpipharma.com.br

Converse com nossa gestora Heliana Brandão e saiba como obter bolsas e benefícios especiais.

Carga Horária:

10 horas

Quer receber o orçamento desse curso In Company? Preencha os dados que entraremos em contato.

Campo para “Empresa” e “Departamento”

​© 2018 CDPI PHARMA

CDPI-logo-aprovada-02.png
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Ícone cinza LinkedIn