CURSO DESENVOLVIMENTO DE MÉTODO ANALÍTICO POR CROMATOGRAFIA LÍQUIDA (HPLC)

ANÁPOLIS-GO

19 de maio - das 08h às 18h

O CDPI, sob coordenação do Diretor Poatã Casonato, em parceria com os Especialistas das Indústrias Farmacêuticas, apresenta o curso Validação de Métodos Analíticos por Cromatografia Liquida ( HPLC )

 

Este curso tem o objetivo capacitar profissionais envolvidos em laboratório de controle de qualidade, desenvolvimento analítico e validações analíticas em Cromatografia Líquida de Alta Eficiência Ampliar a aplicação dos métodos analíticos por Cromatografia líquida (HPLC/UHPLC) tem sido uma busca frequente entre os profissionais da área. Conhecer amplamente o processo cromatográfico, principalmente o da preparação da amostra - etapa mais demorada e trabalhosa do processo - é pré-requisito básico para obtenção de dados precisos.

 

O curso avançado “Desenvolvimento de Método Analítico por Cromatografia Líquida (HPLC)​" visa apresentar os conceitos teóricos e práticos sobre as etapas e variáveis do desenvolvimento de métodos analíticos empregando HPLC, assim como estabelecer a melhor técnica de preparo da amostra.

O programa do curso é bastante abrangente e completo, apresentando informações esclarecedoras e de grande valor aos profissionais e suas empresas.

Conteúdo Programático

  • Revisão de conceitos teóricos indispensáveis para o desenvolvimento: equilíbrio químico, deslocamento de equilíbrio, ácidos, bases, pH, constantes de ionização (pKa, pKb), solubilidade (logP), interações intermoleculares.

  •  Tipos de coluna e relação entre grupos funcionais da molécula. Discussão a respeito das fases estacionárias mais comuns.

  •  Tipos de fase móvel e relação entre grupos funcionais da molécula, pH e pKa.

  •  Interpretação os atributos químicos da molécula para a seleção da coluna e fase móvel (aplicação de exemplos).

  •  Seleção da técnica (HPLC ou UHPLC):  vantagens e desvantagens relacionadas à aplicações (teor, substâncias relacionadas, dissolução).

  •  Cuidados no desenvolvimento: Compatibilidade entre solventes (precipitação), alteração de pH e concentração, etc.

  •  Avaliação do cromatograma: k’, N, R: Van Deemter. Efeito da mudança de tamanho de partícula e tamanho de poro. Tecnologias core shell e monolítica. Colunas em série. Como alterar seletividade em função do carbon load.

  •  Preparo de amostras: cuidados prévios ao desenvolvimento cromatográfico (técnicas de limpeza da amostra e definição da concentração de trabalho); tipos de filtros, centrifugação, precipitação e temperatura da amostra; purificação prévia de amostra através de cartuchos; Concentração de amostras.

 

Conteúdo prático

  • Função da purga: tempo de purga, detecção e remoção de bolhas nos canais

  • Limpeza e condicionamento do sistema previamente à análise

  • Condicionamento da coluna em função do tipo de fase estacionária

  • verificação do sistema antes da análise (pressão e vazamentos)

  • Avaliação da adequabilidade do sistema (parâmetros de system suitability)

  • Limpeza e acondicionamento  da coluna após a análise

  • Limpeza do sistema após a análise

Ministrante

Dr. Lucas Sponton de Carvalho

Bacharel em Química com Ênfase em Gestão da Qualidade e Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo. Dissertação de mestrado voltada ao desenvolvimento de métodos analíticos para análise de matrizes complexas utilizando técnicas de preparo de amostras, cromatografia líquida e espectrometria de massas em escala miniaturizada. Doutorando pela Universidade Federal de São Carlos com tese voltada a estudos de pré-formulação utilizando ferramentas quimiométricas. Atua a mais de 5 anos na indústria farmacêutica nas áreas de pré-formulação, desenvolvimento, validaçãoe inovação tecnológica. Experiência em desenvolvimento de novos produtos e manutenção de portfólio utilizando conceitos de Quality by Design e ferramentas multivariadas baseadas em quimiometria para análise e interpretação de resultados. Atualmente exerce a função de Pesquisador na empresa Libbs Farmacêutica atuando no suporte aos analistas e gestores de todas as áreas correlacionadas.

 

Coordenador

Poatã Casonato

Farmacêutico Industrial com mais 16 anos de experiência como gestor na indústria farmacêutica, laboratórios analíticos e no varejo farmacêutico. Diretor de Relacionamento do ICTQ - Instituto de Pós-Graduação e Cursos na área farmacêutica, Diretor Executivo do Ephar (Centro Analítico de Equivalência Farmacêutica). Pós-Graduado em Tecnologia Industrial Farmacêutica, MBA em Gestão Empresarial, com formação no Programa de Dirigentes da Fundação Dom Cabral e Pós-Graduado em Gestão em Liderança, Coaching e Consultoria. Master Coach pela Condor Blanco Internacional Chile. Conselheiro Federal Suplente por Goiás e atual Presidente da Comissão de Indústria do CRF-GO.

Certificado

Serão emitidos e enviados por e-mail os certificados de participação no curso a todos os participantes que obtiverem a frequência mínima de 75% (setenta e cinco) da carga horária do curso.

 

Contatos

Para mais informações entre em contato através do nosso WhatsApp (62) 981624758, e-mail cursos@cdpipharma.com.br

Converse com nossa gestora Heliana Brandão e saiba como obter bolsas e benefícios especiais.

Carga Horária:

10 horas

Local:

Auditório do ICTQ

R. Benjamin Constant, 1491 - St. Central, Anápolis - GO

​© 2018 CDPI PHARMA

CDPI-logo-aprovada-02.png
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Ícone cinza LinkedIn