ANÁLISE DE DIFA
GESTÃO ESTRATÉGICA DE IFA’S:
CADIFA X Cenário Internacional
EM BREVE NOVAS TURMAS
A análise de DIFA’s (dossiês de insumos farmacêuticos ativos (IFAs)) nunca foi tão complexa e tão necessária como nos dias de hoje. O cenário atual como a harmonização da ANVISA com entidades internacionais (ICH, EDQM, PICs), a publicação do marco regulatório de IFA (RDC 359/2020, RDC 361/2020 e RDC 362/2020) e o duelo de interesses econômicos entre laboratórios farmacêuticos, representantes e fabricantes de IFA’s, são fatores que causam um grande impacto na qualidade e segurança de medicamentos e influenciam drasticamente no custo e no tempo de desenvolvimento de novos produtos no Brasil, assim como na manutenção de produtos antigos no mercado. Fica cada vez mais clara a necessidade das empresas investirem em equipes específicas para o trabalho com IFAs e DIFAs e de gerar dentro e fora das suas empresas a sinergia necessária entre as diversas áreas técnicas e comerciais.
Este curso tem o objetivo de capacitar profissionais das áreas regulatórias, técnicas e comerciais das mais diversas áreas da indústria, que tenham contato com o insumo farmacêutico ativo (IFA): Assuntos Regulatórios, Desenvolvimento Analítico, Desenvolvimento Farmacotécnico, Qualificação de Fornecedores, Pré-Formulação, Documentação Técnica, Controle de Qualidade, Suprimentos e outras. O curso abrange desde a base técnica-regulatória até aspectos bastante práticos como exigências, interação com ANVISA e negociações técnico-comerciais com fabricantes e representantes.
Conteúdo Programático
-
Importância Estratégica do Drug Master File.
-
Qualidade
-
Segurança
-
Comercial
-
Sustentabilidade
-
Impacto nas áreas de DA, DF, CQ, Suprimentos, Patentes e Qualificação de Fornecedores
-
-
Regulamentação nacional e internacional para construção de DIFAs;
-
Fluxos e Tratativas em diversas agências (ANVISA, EMA, EDQM, FDA, Health Canada).
-
Estrutura do CTD – M4Q X RDC 359/2020: Discussão detalhada dos capítulos para análise;
-
Exigências frequentes.
-
Estratégias de escolha e desenvolvimento de fabricantes de IFA;
-
Tendências para o futuro: Publicações de CADIFAs e movimentações mercadológicas.
Perfil do aluno
Analistas, Especialistas, Supervisores, Coordenadores, Gerentes e demais profissionais das áreas Analíticas, Farmacotécnica, Validação, Garantia da Qualidade, Assuntos Regulatórios e demais áreas que esteja direta ou indiretamente relacionada com o tema.
Diferenciais
-
Discussão sempre permeada com especialistas do CDPI Pharma
-
Curso 100% online com acompanhamento de um professor-tutor
-
Videoconferências com participação online do aluno
Ministrante
Simão Calvete Corrêa da Silva
Formado em Farmácia Industrial pela Universidade Estadual de Londrina, com Pós-Graduação – MBA em Gestão Empresarial pela FGV, possui mais de 12 anos de experiência em Indústria Farmacêutica em áreas diversas como Assuntos Regulatórios, Qualificação de Fornecedores, Parcerias, Documentação Técnica e DMF. Atua no desenvolvimento estratégico de parcerias com fabricantes e fornecedores de IFA, através de várias ações como: Desenvolvimento de estratégias regulatórias, visitas técnicas, elaboração de matriz de risco/benefício para seleção de fabricantes, planejamento do ciclo de vida IFA's/Produto Acabados, elaboração de workshops regulatórios internacionais, árvores de decisão e check-lists e na promoção do uso de ferramentas in-silico como Derek Nexus, Sarah Nexus e Mirabilis (Lhasa Solutions). Participou recentemente das discussões e elaboração da CP do Novo Marco Regulatórios de IFA, que tem como proposta a revisão das regulamentações RDC 57/2009, RDC 73/2016 e a RDC 200/2017 assim como a racionalização da implantação no país dos Guias ICH Q1A-Q1F, Q2 Q3A-Q3D, Q6A, Q11, M4Q e M7 aplicados ao registro de IFA’s no Brasil (CADIFA).
Gabrielle Alves
Graduada em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP – Campus Araraquara). Atua na indústria farmacêutica desde 2012, mais especificamente na área de Drug Master File (DMF) desde 2016, tendo passado por empresas nacionais e multinacionais como EMS, Sandoz, a Novartis company e atualmente especialista de documentação técnica no Aché.
Atuou fortemente no Grupo de Trabalho (GT) de IFAs junto a COIFA / ANVISA durante a construção do Marco Regulatório de IFAs.
Certificado
Serão emitidos e enviados por e-mail os certificados de participação no curso a todos os participantes que obtiverem a frequência mínima de 75% (setenta e cinco) da carga horária do curso.
Contatos
Para mais informações entre em contato através do nosso WhatsApp (62) 981624758, e-mail
Converse com nossa Diretora Técnica Regina Lasmar e saiba como obter bolsas e benefícios especiais.
Carga Horária:
10 horas
A carga horária do curso distribui-se com o tempo de duração da aula online e tempo de estudo dos materiais extras.